FREQUENT ASKED QUESTIONS

  • Quais as diferenças entre um MUD e um MOOD?
    Pronuncia -> MUD = mãd, MOOD = mud
    Significado -> MUD = Multi User Dungeon, MOOD = MultiUser Objetc Oriented Dungeon
    Jogo -> MUD = matar, comer, dormir e matar de novo, acontecimentos se repetem; MOOD -> cumprir quests, conversar, linha do tempo, acontecimentos únicos
  • Como participar?
    Vá na página do projeto no sourceforge, participe nos fórums, e se tiver interesse ajude a programar o núcleo do sistema. Idéias também são muito bem vindas.
  • É Open-Source, GPL?
    Apesar de termos autorização verbal dos autores, estamos reimplementando ou eliminando todas as funções escritas por terceitos e todas as novas deverão já utilizar a licença Creative-Commons.
    Sinta-se a vontade para discutir nos fórums do sourceforge.
  • Não consigo entender, Argon não é português?
    A maior parte é, mas como estou mais familiarizado com o sistema em inglês, várias coisas como magias e items deverão ficar com seus nomes originais, em inglês. O Japah desejava deixar tudo em português, mas como ele deixou o barco, agora sou eu quem decido ;)
    Mas com ajuda posso tentar implementar i18n (internacionalização) ao programa, fontes e documentação no futuro.
  • Não dá para jogar já?
    Sim, mas não será uma partida muito completa e sem bugs :)
  • O que foi usado para programar?
    Basicamente Linux (atualmente Ubuntu) e KDE. Recomento a todos que experimentem o Linux, preferencialmente Kubuntu ou OpenSuse, mas quem não abre mão do Windows, pode usar o cygwin para rodar o LambdaMOO, que é o servidor sobre o qual o Argon roda.
  • Como posso ajudar?
    Se você já sabe programar para LambdaMOO basta pegar os fontes e nos mandar modificações, caso contrário vá para http://www.moo.mud.org, pegue o manual de programação do LambdaMOO e após aprender a programar nessa linguagem super simples e fácil, ajude-nos.
    Você pode também ajudar dando idéias ou escrevendo histórias. Dentro de algum tempo estaremos possibilitando a criação de áreas a items para terceiros.
  • Fica pronto quando?
    Não sabemos, ajude-nos e podemos terminar mais cedo.
  • Porque demorou tando?
    Muitos problemas ocorreram, e infelizmente a maioria não podia ser solucioda, como a perda de um HD de 2.1 GB, fechamento de laboratórios de informática a que tinhamos acesso, a maldição da engenharia elétrica, além de problemas pessoais dos programadores. Sem falar que programar não é fácil, apesar de LambdaMOO ser uma das melhores linguagens existentes, a falta de experiência pesou muito contra nós.
    Atualmente eu (Bart) me encontro empregado, portando em situaçãoe stável o suficiente para poder novamente tocar alguns projetos pessoais, entre os quais o Argon, ainda que o tempo livre para programar não seja tão grande quanto antigamente, mas como as bases do Argon já estão criadas e meu nível de programação melhorou bastante, o processo deve ser mais rápido. Pedimos desculpas a todos que enviaram o formulário a bastante tempo, mas saibam que se quando iniciarmos as operações vocês ainda tiverem interresse, terão muita história para jogar, afinal a planilha dos personagens está na nossa mão todo esse tempo influenciando na história e mitologia do mundo.
  • Vai ter aquele monte de magias de RPG?
    Inicialmente serão implementadas apenas as magias mais importantes, isso porque o sistema de magias, em termos de complicação, só perde para o sistema de combate. Cada magia a ser implementada requer muitas uma programação própria e várias vezes modificações em partes-chave do sistema.
  • Equipamento tem?
    Claro. Todas aquelas armas mágicas ou não que fazem muito dano estarão lá, mas é provável que para simplificar não tenhamos tantos efeitos mágicos.
  • Skills e Feats, como serão?
    A idéia é fazer quase tudo automatizado. Por exemplo, supondo que seu personagem possui escalada e está à beira de uma montanha; ao digitar up, o sistema faz um teste de escalada, se você passar sobe um nível, se falhar cai um. Algumas feats precisarão alguma adaptação e interação do player; por exemplo, power attack, que tira pontos do acerto para colocar no dano terá que ser configurada pelo usuário e permanecerá ativo até ser configurada novamente, não podendo ser escolhida a cada turno, pois iria apenas complicar o sistema de combate.
  • Que tipo de sistema vai ser?
    O sistema é baseado no Open Gaming Reference da Wizards of the Coast, que é muito parecido com o sistema de seu principal produto (Dungeons&Dragons) mas é free e possui algumas poucas coisas a menos.
    Recomendamos fortemente que todos comprem os livros de Dungeons & Dragons da Wizards pois a sua 3ª edição é exelente.
  • Existem classes e raças?
    Inicialmente teremos:
    Raças: humanos, elfos, meio-elfos, halflings, gnomos, anões e mio-orcs.
    Classes: guerreiros, clérigos, ladrões, magos, bardos, bárbaros, druídas, monges, paladinos, feiticeiros e rangers.
  • E se eu morrer?
    Em um sistema desses onde o mestre nunca está muito próximo o jogador pode fazer muitas coisas estúpidas como enfrentar o Tarrasque em nível 1, por isso fica muito complicado simplismente matar o personagem a cada derrota. Pensando nisso ficou decidido que, quando você perde, apenas fica temporariamente incapacitado de fazer qualquer coisa.
    Futuramente pensamos em implementar npcs que realmente possam matar os personagens e perda de constituição após vários nocautes, além de claro, clérigos npcs de alto nível para ressucitar players.
  • Os acentos funcionam?
    Apesar de o LambdaMOO não ter sido feito para suportar acentos, consegui adaptar um patch para usar russo, e usá-lo com acentos de português.
  • Como o tempo no jogo?
    No jogo, cada dois segundos equivalem a um minuto em termos de horários, mas isso não interfere no jogo, quando alguém lhe disser você que tem que fazer algo em um determinado tempo, lhe dirá entre parênteses o tempo real que você terá para completar a tarefa.